segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O mundo e a Água


"Cuidado: área protegida - você pode ser processado pelo governo dos Estados Unidos da América se ultrapassar essa cerca".

Esse aviso, nas estradas dos estados de Arizona e Califórnia, não se refere à área de alguma usina nuclear, mas às margens de um dos canais que se estendem por milhares de quilômetros transportando água para abastecimento, irrigação e produção industrial das cidades.

Nos Estados Unidos, particularmente em estados como Califórnia, Arizona, Colorado e Nevada, caracterizados por vastas regiões de semi-áridas a áridas, experimentos importantes podem servir de exemplo ao Nordeste do Brasil. Lá, a administração do uso da água é feita com emprego de moderna tecnologia, com monitoramento via satélite de milhares de quilômetros de canais destinados a abastecimento e irrigação. As águas resultantes da transposição do Rio Colorado têm sua retirada ao longo do curso dos canais controlada dia e noite. Esse projeto, que é usado como referência de sucesso para a defesa da transposição do rio São Francisco para estados do Nordeste, é fruto, na verdade, de um século de experiências, desde as primeiras negociações e experimentos levadas a efeito por pioneiros que ocuparam a região. A administração das águas é feita por entidades como o Salt River Project, com sede em Phoenix, Arizona, com quase um século de experiência (criado em 1903).


Quer ler todo o artigo?
Então clique aqui.

Nenhum comentário: