segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Reutilização da água da chuva

A água que cai do céu pode ser uma importante fonte de economia. Mas ela só deve ser aproveitada em situações em que não é preciso usar água potável, aquela que é tratada pelas companhias de saneamento. Este é um dos temas das pesquisas do Centro Internacional de Referência em Reúso da Água, o Cirra, instalado no campus da capital da Universidade de São Paulo. Foi montado no prédio um sistema para captação da água de chuva. Ela é feita no telhado e chega ao reservatório por esta tubulação. A grade é fundamental para evitar que a sujeira mais grosseira entre no sistema. Aproveitar a água da chuva nem sempre é fácil. Este restaurante criou um sistema para isso mas acabou enfrentando problemas. É que ele fica na Avenida Paulista, uma região bem movimentada e bem urbanizada da capital, por onde circulam muitos carros. A água é coletada no telhado. Resultado: ela vem cheia de poluentes para os reservatórios. No verão, o aproveitamento é bem mais fácil porque há chuvas intensas e elas provocam uma lavagem desses poluentes. Seria adequado ter um dispositivo para remoção de material grosseiro: folhas, detritos, para não entupir as tubulações. Depois, remover as partículas mais finas. O que diz a legislação brasileira? É legal aproveitar a água de chuva? Segundo, José Carlos Mierzwa " não tem nenhuma legislação que diga que não se possa fazer o aproveitamento da água da chuva. O único inconveniente que existe em relação a esse aproveitamento é em relação ao esgoto gerado. As companhias de saneamento, por exemplo. Se a pessoa faz o aproveitamento da água de chuva, ele vai deixar de comprar água de abastecimento, mas por outro lado ele vai gerar esgotos, e esses esgotos vão usar a infra-estrutura da companhia. Então ela se sente, de certa forma, prejudicada, porque vai ter que tratar aquele esgoto adicional".A Sabesp, companhia paulista de saneamento, não faz objeções quanto à captação e ao uso da água de chuva, desde que para fins não potáveis, como os mostrados na reportagem. Os técnicos aconselham que ela seja acondicionada num reservatório diferente daquele que recebe a água tratada.


Clique aqui para ver um vídeo sobre reuso da água da chuva

Clique aqui para ver a notícia completa


crédito vídeo:

Tv Cultura - Pauta: Marici Arruda. Reportagem: Cláudia Tavares. Imagens:Adilson de Paula. Edição de Imagens: Paulo Costa. Editora-Chefe: Vera Diegoli

5 comentários:

Anônimo disse...

Olhei o blog de vocês e achei muito importante esta preocupação com a utilização racional da água!

Penso que poderíamos economizar também se reduzirmos o tempo do nosso demorado banho de cada dia . . . fazendo revisões nas instalações a fim de eliminar possiveis vazamentos . . . reutilizando a água, por exemplo da máquina de lavar roupas para lavar pisos e calçadas, lavar carro sem água corrente e sim com balde e outras dicas que já sabemos, porém não praticamos.


Parabéns pela iniciativa!

Lia

Anônimo disse...

Bah, um tema tão importante estar parado!!!

Jenni disse...

oi, eu achei muito bacana esse post, mais eu quiria saber se não tem como me mandar o video, achei interessante e quiria passar para algus professores :d estas de parabéns! ah meu e-mail : jennieminha@gmail.com

Anônimo disse...

Continuem neste caminho pois como aconteceu comigo irá acontecer com outras pessoas a preocupação com o meio ambiente,aos poucos fará parte da vida de todos.
Deus o abençoe.
Joao SP

prosperoclaudio disse...

Boa tarde.

Acabo de chegar ao seu blog e referenciá~lo em meu Facebook, para responder a questão:

Reutilização da água da chuva - SABESP proíbe?

Também indicado em:

Rios e Ruas
Organization · São Paulo, Brazil

Promover o reconhecimento e a exploração in loco das cidades redescobrindo a natureza de rios soterrados por ruas e construções contribuindo assim para despertar em jovens e adultos uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano.